Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Centro de Reabilitação do Ipesaúde oferece serviço de Neuropediatria aos beneficiários

A especialidade visa detectar, avaliar e tratar possíveis doenças do sistema nervoso central em crianças
05 de Junho de 2018 | 13:41

O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco está com o serviço de Neuropediatria à disposição dos beneficiários do Ipesaúde. A especialidade visa detectar, avaliar e tratar possíveis doenças do sistema nervoso central em crianças assistidas pela autarquia.

A médica Ana Gabriela Passos do Prado, 31 anos, é a responsável pelos atendimentos. Especializada em pediatria e neurologia infantil, a profissional da saúde trabalha na unidade desde março deste ano e já conta com cerca de 80 pacientes.

A faixa etária atendida por ela vai desde crianças recém-nascidas até adolescentes com 18 anos. O Centro de Reabilitação atende pacientes com epilepsia (crise convulsiva); doenças no Sistema Nervoso Central (SNC); hidrocefalia; desordens e síndromes genéticas; erros inatos do metabolismo; transtornos do comportamento como autismo; cefaleia (dor de cabeça); alteração do tamanho e formato da cabeça; paralisia cerebral; déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre outros.

O serviço de Neuropediatria do Ipesaúde também atende a beneficiários que tiveram sequelas em decorrência de algum dos transtornos acima citados. “Para isso trabalhamos com nossa equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Um paciente com paralisia cerebral, por exemplo, precisa estimular o membro atrofiado por meio da fisioterapia, uma criança com autismo e que tenha atraso de fala será tratada com um fonoaudiólogo ou mesmo um hiperativo fará terapia mediante um psicólogo comportamental”, explicou a neuropediatra.

De acordo com a Ana Gabriela Passos, a especialidade ainda é muito confundida com a especialização em pediatria. “A diferença é que enquanto o neuropediatra acompanha o desenvolvimento neuropsicomotor da criança o pediatra faz o acompanhamento de suas questões mais básicas como aleitamento materno, imunização mediante vacinas, prevenção e tratamento de doenças”, explica.

A coordenadora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, vê a subespecialidade médica como algo fundamental para o tratamento do público infanto-juvenil. Segundo a gestora, mesmo dentro do Centro de Reabilitação, a neuropediatria “atende a todo e qualquer beneficiário do Ipesaúde que chegar à unidade, seja por indicação de um neurologista ou não. Agora, com a presença da Dra. Ana Gabriela, os nossos contribuintes terão à disposição essa profissional qualificada e gabaritada dentro dessa área da saúde mental”, salientou a coordenadora.

Alessandra dos Santos, 42, é beneficiária do Ipesaúde há pelo menos 10 anos. A técnica de enfermagem é mãe da pequena Maria Beatriz dos Santos Silva, de 4 anos. A criança fora diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) quando tinha dois anos e seis meses, desde então a pequena faz tratamento neuropediátrico com a equipe do Centro de Reabilitação. “O que eu mais gosto na terapia recebida pela minha filha aqui no Ipesaúde é o fato de a instituição ter num mesmo lugar neuropediatra, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Acho o Centro de Reabilitação maravilhoso!”, respondeu Alessandra.

A neuropediatra Ana Gabriela atende todas as segundas, das 13h às 17h, e às quintas, das 8h às 12h. O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco está localizado à rua D. José Thomaz, 331, bairro São José. Tel: (79) 3214-3702.

 
 

 
  • Medium 4d92d13263ab68aa9ef822f2e7dbe3d7
  • Medium a64f694ccbb18d251f0f83c67cafc38a
  • Medium 091bb47e3bc094a6fdec9931aa2ebe40
Medium 4d92d13263ab68aa9ef822f2e7dbe3d7Medium a64f694ccbb18d251f0f83c67cafc38aMedium 091bb47e3bc094a6fdec9931aa2ebe40