Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Jackson Barreto mantém diálogo com empresários espanhóis

Na missão organizada pela Sudene, o vice-governador esteve reunido com o secretário-geral Ibero-americano e ex-presidente do Banco Mundial, Enrique Iglesias, e visitou empresários das áreas de energias renováveis na busca de parcerias
24 de Abril de 2013 | 12:14

Na Espanha, representando o governador Marcelo Déda e em busca de novos investimentos para Sergipe, o vice-governador Jackson Barreto, acompanhado pelo subsecretário de Desenvolvimento Energético, José de Oliveira Júnior, e membros da Sudene, estiveram reunidos com o secretário-geral Ibero-americano e ex-presidente do Banco Mundial, Enrique Iglesias, além de empresários das áreas de energias renováveis. Missão é organizada pela Sudene e objetiva apresentar as potencialidades econômicas da região Nordeste nas áreas de mineração, petróleo e gás, energias renováveis, hotelaria e infraestrutura.

Durante o encontro, ficou evidenciado o interesse dos espanhóis em investir no Brasil, principalmente devido ao momento de incertezas em que passa a economia europeia, já que o Brasil desponta como uma economia pujante. Muito desse interesse na economia brasileira está, principalmente, numa das áreas de maior relevância para o planeta: as energias renováveis.

Nesse sentido, Jackson Barreto e comitiva visitaram as instalações do Ciemat (Centro de Energia, Ambiente e Tecnologia), organização pública de pesquisa no âmbito do Ministério da Economia e Competitividade. O grupo brasileiro assistiu a uma apresentação sobre as atividades e ações da empresa, as quais estão relacionadas à energia renovável, energia solar fotovoltaica, energia eólica solar concentrada, energia solar, gestão do conhecimento e das relações internacionais e da cooperação, no sentido de atrair novos investimentos e convênios.

A delegação da Sudene, por sua vez, apresentou o objetivo e os interesses da missão, tanto do Nordeste em geral, como de cada estado em particular. Estão sendo agendadas reuniões entre os representantes da Comitiva e do Ciemat para iniciar negociações voltadas para a troca de conhecimento e tecnologia entre os dois países.

Foram realizadas, ainda reuniões bilaterais com representantes das empresas Elecnor (empresa espanhola especializada em engenharia, desenvolvimento e construção de projetos de infraestrutura, energia renovável e novas tecnologias); Inclam (consultor especializado em hidrologia e hidráulica); Fabrides (grupo de empresas do setor ferroviário e auxiliares); Acciona (uma das principais empresas espanholas que atuam no desenvolvimento e gestão de infraestrutura, energia renovável, água e serviços) e NTRA. Senhora das Virtudes (empresa de construção espanhola, com experiência em habitação social e centros comerciais, tanto na Espanha, como em outros países).

Missão

A viagem à Espanha irá até o dia 30 de abril, e terá como foco a atração de novos investimentos para o Nordeste do Brasil, por meio de encontros com autoridades do governo e empresários, oportunidades em que serão apresentadas as potencialidades econômicas da Região nas áreas de mineração, petróleo e gás, energias renováveis, hotelaria e infraestrutura.

Além do superintendente da autarquia, Luiz Gonzaga Paes Landim, e do coordenador Adonis Oliveira, a comitiva é formada por representantes dos estados de Alagoas, Minas Gerais e Sergipe.