Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Governo realiza atividades para Mulheres ao longo do mês dentro da programação 'Todxs por Todas’

Programação especial em comemoração ao mês da mulher será aberta nesta sexta-feira, 08 de março, com oficinas de Yoga do Riso, autocuidado, estética, turbantes e penteados afro
07 de Março de 2019 | 18:07

A campanha “Todxs por Todas”, promovida pelo governo do Estado através de diversas secretarias, contará com rodas de conversa, seminários, saraus e oficinas. A programação especial em comemoração ao mês da mulher é coordenada pela diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) juntamente com a vice-governadoria. As ações serão abertas nesta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a partir das 09h, no pátio da Seit (Rua Santa Luzia, 680, bairro São José), com oficinas de Yoga do Riso, autocuidado, estética, turbantes e penteados afro.

Com o foco no combate à violência, empoderamento, valorização, fortalecimento e promoção da igualdade, a programação envolverá organizações não governamentais, conselhos de participação da sociedade civil, movimentos sociais, organismos de políticas para as mulheres nos municípios e, principalmente, beneficiárias de programas sociais e usuárias de equipamentos da Assistência Social mantidos pelo Estado e pelos municípios. 

Segundo a secretária Lêda Couto, o objetivo foi integrar diversos setores e trazer discussões importantes para diversos grupos de mulheres. “Traremos temáticas variadas, como a mulher na ciência, na religião, sem deixar de focar na conscientização sobre os diversos tipos de violência na valorização da mulher. Queremos que a Seit chegue o mais perto possível da população, e por isso decidimos ir até os CRAS, CREAMs, Restaurante Padre Pedro, Espaços Cuidar, entre outros locais onde há um volume grande de mulheres atendidas”, disse a secretária.

Programação

Após a abertura que acontece nesta sexta, a programação continua na próxima semana, 12 de março, com a realização de uma roda de conversa sobre Saúde da Mulher e Violência Obstétrica, às 09h, no Espaço Cuidar do Bugio. Para a quarta-feira, 13, estão programadas rodas de conversa sobre Mulheres no Mundo do Trabalho nos Centros de Referência em Atendimento à Mulher (CREAM) de Poço Redondo (09h) e da Barra dos Coqueiros (14h). 

Na quinta-feira (14), durante a Feira da Agricultura Familiar, uma oficina de embelezamento e sessão fotográfica reunirá as agricultoras, artesãs e mulheres de Comunidade e Povos Tradicionais, das 08h às 10h, no Pátio da Seit. Na sexta, 15, a semana se encerra com mais uma roda de conversa sobre o tema “Nós por Nós: desconstruindo Crenças”, Yoga do Riso e oficina de autocuidado com o Movimento Popular de Saúde (MOPS), às 09h, na Seit; e das 18h às 21h, será a vez do “Sarau com Elas”, que levará poetisas, cantoras, artistas em geral e artesãs dos Coletivos Panapanã e Mulheres Criativas ao Espaço Zé Peixe.

A terceira semana da programação começa na Fundação Renascer, onde a palestra “Mulheres e o autocuidado” e as oficinas de Penteado Afro, Turbantes e Maquiagem serão promovidas para as adolescentes internas da Unidade Feminina (Unifem), às 09h do dia 18 de março. No dia seguinte (19 de março), as equipes da Seit e convidadas seguem para o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Santa Maria, onde acontece mais uma roda de conversa sobre Saúde da Mulher e Violência Obstétrica, a partir das 14h. 

Já no dia 20 de março, tem Todxs por Todas no Restaurante Popular Padre Pedro, onde das 11h às 14h, o público atendido poderá assistir à apresentação do grupo de Teatro da Assembleia Legislativa de Sergipe sobre a Lei Maria da Penha, e participar de uma roda de conversa sobre Relacionamentos Abusivos, conduzida pela coordenadora da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis – DAGV, delegada Meire Mansuet; e pela ativista Linda Brasil. No dia 21, o auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) recebe, a partir das 09h, a roda de conversa sobre Educação, Ciência e Tecnologia, conduzidas por Shirley Duarte (Mestre em Física) e Iêda Fraga Santos (Mestranda em Educação).

No dia 25, se inicia a Semana de Busca Ativa e aproximação com os Centros de Referência em Atendimento à Mulher – CREAMs, a partir da abordagem do tema “Violência contra a mulher e feminicídio”. Na segunda, o encontro acontece na Escola Base da Secretaria de Estado da Educação no município de Estância, às 08h, para o público formado por adolescentes que evadiram da Escola após a gravidez não planejada e suas mães, envolvendo participantes das secretarias de Segurança Pública e Saúde - além de Seit e Seduc. No dia 26, às 08h, a mesma temática será levada a N. Sra. Dores, N. Sra. Glória e N. Sra. do Socorro; e às 14h, tem mais uma roda de conversa sobre Saúde da Mulher e Violência Obstétrica no CRAS/ CREAS do Bairro Industrial, na capital. 

No dia 27, o encontro com as adolescentes que evadiram da escola e suas mães acontece em Tobias Barreto às 08h; e às 09h, tem roda de conversa sobre o Impacto das Relações Abusivas no Presídio Feminino (Prefem). Dia 28, a semana de Busca Ativa e aproximação com os CREAMs segue, às 08h, para os municípios de Itabaiana e Carmópolis; enquanto às 14h, o Seminário ‘Mulheres e a Religião’ acontece no auditório do NAT, com as pastoras Geilma Santos e Marcele Rodrigue, a Iyálaxé Marta Sales e a Iyalorixá Sandra Leite. No dia 29 de março, a Busca Ativa e Aproximação com os CREAMs segue para Gararu e Propriá; e a programação se encerra com mais um Sarau Com elas no Espaço Zé Peixe, a partir das 18h.

*A programação será acrescida nesta sexta, dia 08.
 

  • Medium f8f4bef4ef29d634e477288cbd693f9e
  • Medium d1806105f97eff4a441a2978a3478694
Medium f8f4bef4ef29d634e477288cbd693f9eMedium d1806105f97eff4a441a2978a3478694