Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Residencial do Porto D’Anta homenageará José Eduardo Dutra

Jackson Barreto falou da homenagem durante entrevista ao programa de rádio Jornal da Ilha, na Ilha FM, nesta quarta-feira, 23
23 de Dezembro de 2015 | 14:35

Enquanto citava as diversas obras que o Governo realiza em Aracaju, durante entrevista ao programa de rádio Jornal da Ilha, na Ilha FM, nesta quarta-feira, 23, Jackson Barreto anunciou em primeira mão a homenagem que fará ao saudoso senador José Eduardo Dutra. O conjunto habitacional de casas populares, que está em vias de ser entregue pelo Governo no bairro Porto D’Anta, se chamará Senador José Eduardo Dutra. Uma homenagem pessoal do governador Jackson Barreto ao político carioca, que adotou Sergipe como segunda casa e faleceu em outubro deste ano. As 580 moradias são destinadas às famílias em situação de risco que vivem na invasão da avenida Euclides Figueiredo, zona Norte da capital.

“Uma homenagem que quero fazer do fundo do coração. Ele foi um honrado senador da república que elevou Sergipe e quando você vê todos esses escândalos da Petrobras, lembra que ele foi presidente da empresa, mas não vê uma acusação ou qualquer ato que desonre a imagem de homem público que deu a Sergipe muita alegria. Sempre gostei muito de Zé Eduardo pela sua postura e seu comportamento”, revelou o governador.

Ao longo da entrevista Jackson também foi indagado sobre diversos pontos da administração estadual. As questões foram direcionadas pelo repórter Alex Carvalho, diretamente da residência do governador, e também pelos apresentadores Magna Santana e Jailton Santana diretamente dos estúdios da emissora.

Um dos pontos da entrevista foi a Matrícula Online lançada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação nesta terça-feira. Os Portais Escola Educa Mais, Matrícula Online e o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA), são ferramentas que vão facilitar o acesso dos alunos às novas tecnologias educacionais e informatizar o processo de matrículas nas escolas da rede estadual, acabando de uma vez com as filas que ainda eram registradas em algumas unidades de ensino. Já o AMA vai promover a alfabetização de 66 mil sergipanos com mais de 25 anos em três anos. “É um processo de modernização, uma inovação muito boa que está sendo realizada na Educação de Sergipe sob o comando do secretário, o professor Jorge Carvalho”, comentou.

Ao ser questionado sobre a desistência da Amsia Motors em instalar-se em Sergipe, o governador Jackson Barreto disse que isso faz parte da guerra fiscal que os estados estão vivenciando. “Minas Gerais deve ter oferecido melhores condições, mas nem por isso o mundo vai desabar. O grupo Apodi iria se instalar na Bahia e na última hora nós conseguimos trazer para Sergipe. No caso da Apodi, dito pela direção da empresa, os motivos da escolha foram a atenção do governo e menor burocracia, de sorte que eu lamento muito a questão da Amsia mas teremos outros investimentos”, disse. O governador lembrou também que Sergipe foi ganhador do leilão da termoelétrica da G Power, um investimento de R$ 3 bilhões que virá para Sergipe. “Em fevereiro teremos outro leilão no Rio de Janeiro para novas termoelétricas e nós vamos trabalhar com o objetivo de trazer novos investimentos”, informou o governador.

Queda do FPE

Sobre as dificuldades financeiras que o Estado enfrentou durante o ano, o governador comentou que a queda no repasse de fim de ano do Fundo de Participações dos estados (FPE) agravou ainda mais a situação. “Está sendo muito difícil. Em dezembro o FPE sempre vem com um valor a mais, mas esse ano foi o contrário. O fundo de participação, levando-se em conta o que recebemos no ano passado, teve uma redução de R$ 35 milhões”, informou, acrescentando que apesar disso, o Estado não está parado e possui um grande elenco de obras em andamento no interior e na capital do Estado.

Balanço

Foram muitos os temas respondidos pelo governador numa série de entrevistas concedidas aos veículos de comunicação durante esta semana que antecede o Natal. Em todas elas, o governador deixou sempre aos sergipanos uma mensagem final de fé e esperança em tempos melhores. “Estou extremamente cansado, mas feliz. Conceder essa entrevista ter falado ao povo de Sergipe com o coração muito aberto me deixa muito satisfeito. Foi um ano difícil, as perspectivas não são boas, mas nós temos fé. Peço que Deus abençoe a todos, desejo um feliz Natal e um Ano novo de Paz a todos”, concluiu.

 

  • Medium 6a05ec21fb71f33acd88e465c72a08d1
  • Medium ad3100cdf959354640f7fa79368c38e8
Medium 6a05ec21fb71f33acd88e465c72a08d1Medium ad3100cdf959354640f7fa79368c38e8