Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Editora do Governo lança 16ª edição da Revista Cumbuca

Matéria de capa da nova Cumbuca fala da produção de ‘fanzine’ em Sergipe
09 de Janeiro de 2018 | 10:22

A Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise, órgão suplementar da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe - Segrase, lançará a 16ª edição da Revista Cumbuca no dia 10 de janeiro, na sede da Segrase, a partir das 10h. O presidente Ricardo Roriz e o editor da Cumbuca, Amaral Cavalcante, participarão da cerimônia.

A matéria de capa desta edição é assinada pelo blogueiro Adelvan Kenobi, especialista em cultura alternativa. O texto fala da produção de “fanzine” – publicação independente sobre assuntos variados – no Brasil e em Sergipe. O relato de Kenobi abrange a ascensão do “fanzine” nas décadas de 80 e 90 e o declínio nos anos 2000. Quem assina as ilustrações é o designer Felipe Ferreira.

Como de costume, a Revista Cumbuca traz outros textos sobre personagens da cultura e sociedade sergipana. O fotógrafo Tiago Oliveira, por exemplo, assina uma matéria e um ensaio de Magnólia, que é reconhecida por muitos como a primeira transexual sergipana. Tiago fala das peculiaridades de ser um homem gay – no caso, ele - e uma mulher transexual no estado.

O jornalista Rian Santos nos apresenta seis novos talentos da música. São jovens que veem na música única forma de existência e se dedicam à cena cultural local. Lau Lau, Cidade Dormitório, Nicole Donato e Bia Ferreira são alguns dos nomes citados.

Além dos mais jovens, a nova Cumbuca também fala de nomes consagrados mas, às vezes, esquecidos da cultura sergipana. A projeção nacional e internacional do trabalho de Véio, que já expôs na Bienal de Veneza, é lembrada pelo crítico de arte Ribeiro Filho.

Textos sobre a Orquestra Sanfônica de Aracaju, a vida e legado de Orlando Dantas e Augusto Franco, o novo livro de Ilma Fontes – “Álvaro Santos Memórias” –, a cultura sertaneja, a revolta dos “Curraleiros” e a tradicional seção de poesia que desta vez ficou com Antônio Torres também compõem a nova Cumbuca.

Segundo o presidente da Segrase, Ricardo Roriz, a Cumbuca chega a 16ª contribuindo para a formação de leitores. “O Governo do Estado trabalha para que nossas publicações cheguem ao máximo de leitores, dessa forma contribuímos com a criação de novos leitores e mantemos a fidelidade dos que já nos conhece”, declama o presidente.

  • Medium 84a3a53509d875758af8c01b2277b374
Medium 84a3a53509d875758af8c01b2277b374