Governo lançará projeto para estimular prática esportiva e socialização em comunidades em Aracaju

Projeto 'Vivendo a Praça' é uma vertente do programa ‘Minha Comunidade Mais Segura’
04 de Julho de 2017 | 15:41

O Governo do Estado de Sergipe, por meio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (Seel), Segurança Pública (SSP) e Casa Civil, lançará, neste mês, o projeto “Vivendo a Praça”. A ação também conta com a parceria de outras secretarias e órgãos estaduais e municipais.

O projeto é uma vertente do programa ‘Minha Comunidade Mais Segura’, também do Governo do Estado. O Vivendo a Praça será direcionado às atividades esportivas, culturais e de lazer com o objetivo de promover inclusão, cidadania e maior aproximação do Estado com a sociedade.

Para traçar e definir linhas do programa e encontrar uma forma de alinhamento das ações, representantes das entidades envolvidas no projeto, reuniram-se nesta segunda-feira, 3, na sede da Seel.

Segundo o representante da Coordenação de Prevenção à Violência, Fábio Costa, o projeto Vivendo a Praça vai trabalhar as comunidades dos bairros Santa Maria e Santos Dumont, usando a estrutura das escolas de esporte Professor Kardec e Gerivaldo Garcia. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário Antônio Hora, que entendeu a proposta, mostrando-se solicito e participativo ao disponibilizar as estruturas físicas das unidades das escolas de esporte, como base operacional do projeto”.

Fábio Costa informou ainda, que esses projetos visam diminuir o índice de violência e criminalidades nessas comunidades, que são áreas de risco e de grande vulnerabilidade social.

“A partir do dia 29 de julho, já estaremos atuando na Escola Professor Kardec, inicialmente com o ‘Minha Comunidade Segura’ e logo após, lançaremos o ‘Vivendo a Praça’, com apoio irrestrito da Seel e da Sejesp [Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte] ”, lembrou Fábio Costa.

De acordo com o secretário Antônio Hora, através desse projeto, o governo pretende levar para as escolas de esporte, o maior número possível de integrantes da comunidade. “Nós estamos colocando inicialmente a Escola Professor Kardec como um território neutro, para acolher essa população do bairro Santa Maria. Vamos fazer grandes ações, quinzenalmente, dentro daquela unidade, como oficinas de esportes, atividades culturais, ações lúdicas e de lazer entre outras atividades”, informou.

O secretário Municipal de Esporte, Jorge Araúio Filho, falou da importância desta parceria entre governos estadual e municipal. “Estamos nos somando à Seel na coordenação da parte executiva desse projeto, no que trata das ações de esporte, cultura, lazer e atividades lúdicas do Vivendo a Praça. Através desse projeto vamos desenvolver atividades contínuas, incialmente no bairro Santa Maria”, destacou.

Medium af514db916182c670d1c7ea40d1b2228