Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Professor da rede estadual e técnica da Seed são selecionados para o Programa STEM TechCamp Brasil

O programa é destinado a professores das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática das redes públicas de Educação Básica do Brasil
10 de Dezembro de 2018 | 12:55

O professor Manoel Messias Pereira Valido Filho, do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, em Aracaju, foi selecionado para o programa STEM TechCamp Brasil, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Além dele, também participará a técnica da Secretaria de Estado da Educação, Karinne Mendes Oliveira.

O programa tem como objetivo oferecer ferramentas inovadoras para o ensino das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, para professores do ensino médio na rede pública que lecionam nessas áreas. São selecionados um professor e um gestor escolar de cada estado brasileiro para participar de atividades à distância (online) durante um ano. O programa contará também com um encontro presencial que será realizado no período de 11 a 15 de fevereiro, na Universidade de São Paulo (USP).

“A intenção é nos capacitar para que possamos divulgar o uso da tecnologia em sala de aula. No ano passado, ao final do programa, cada professor escreveu um projeto, e seis foram escolhidos para receber uma verba R$13 mil da Embaixada Americana para difundir eventos de tecnologia ou para doar equipamentos para as escolas. Acredito que esse ano terá a mesma finalidade”, disse o professor.

Ainda de acordo com Manoel Valido, no final de dezembro e início de janeiro terão início as discussões online para preparar os participantes sobre como escrever o projeto. Durante todo o restante do ano, será feito o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e de como a verba será gasta.

“A ideia é criar uma rede de ajuda mútua para o desenvolvimento da tecnologia de ensino. Isso é algo fantástico. Acredito que trará muitos frutos para o Estado de Sergipe e para a escola em que trabalho”, afirmou.

Participação da gestora da Seed

Além de 27 professores em todo o Brasil, foram selecionados também 27 gestores da educação, um de cada estado.

Em Sergipe, a representante será a técnica pedagógica do Serviço de Ensino Médio, professora Karinne Mendes. Ela explica que os participantes do programa serão capacitados e retornarão aos seus estados para formar outros professores, para que possam trabalhar com Ciência e Tecnologia na Educação Básica, aprimorando os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos ou elaborando novos projetos.

“O programa é voltado para o aprimoramento do desenvolvimento da ciência e tecnologia na educação básica. Geralmente são disciplinas nas quais os alunos possuem uma certa dificuldade, principalmente Física e Química. Então, tendo o professor sendo capacitado para trabalhar com novas mídias educacionais nessas áreas, isso desenvolve ainda mais o aprendizado dos alunos”, declarou.

  • Medium 9aab1d9cbdcea36229078474e6d9f93f
  • Medium e2c93e043340af921203f89b13bfc5fd
Medium 9aab1d9cbdcea36229078474e6d9f93fMedium e2c93e043340af921203f89b13bfc5fd