Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Aula inaugural do Pré-Universitário de Itabaiana acolhe e homenageia alunos da rede estadual

Alunos do 3º ano do ensino médio da região Agreste que ingressaram no ensino superior foram homenageados
21 de Fevereiro de 2019 | 15:18

Os 400 alunos aprovados no processo seletivo do curso Pré-Universitário da Seduc no polo de Itabaiana participaram na noite de quarta-feira, 20, da aula inaugural. O evento foi realizado na sede do polo, no Colégio Estadual Murilo Braga, e também contou com uma homenagem a alunos do ensino médio da rede estadual que foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio 2018.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, levou aos estudantes o abraço do governador Belivaldo Chagas, que por conta de outros compromissos não esteve presente. Ele parabenizou os ex-alunos aprovados no Enem e deu as boas-vindas aos novos estudantes do Preuni. “Este é um momento muito importante para todos nós que acreditamos e temos como missão fazer uma escola pública de qualidade, libertadora e que orgulha a nossa sociedade. Trabalhamos todos os dias para que a educação pública cumpra o papel de ser elemento de transformação da sociedade. As pessoas que acreditam no conhecimento e que querem construir suas próprias vidas com autonomia e independência sabem que não há outro caminho a não ser estudar arduamente”, disse.

O curso Pré-Universitário é coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Dase/Seduc).

O diretor do Dase, Fábio Leite, deu aos alunos uma palavra de incentivo ao afirmar que o Preuni e a escola pública oferecem aos jovens uma excelente preparação. “O aluno da escola pública tem hoje um curso pré-vestibular de qualidade, que prepara o estudante para enfrentar a maratona do Enem ou qualquer outro vestibular. Orgulhem-se, porque vocês estão em um local que tem excelência. A educação é o que transforma vidas. A gente dá o caminho, mas quem faz o sucesso são os alunos”, afirmou Fábio Leite, lembrando ainda que durante todo 2019, o curso Pré-Universitário realiza diversas ações, como revisões aos sábados, oficinas de redação e revisão final.

Recorde de aprovações

O Pré-Universitário é ofertado em 44 polos distribuídos em 29 municípios sergipanos. O polo de Itabaiana foi, pelo segundo ano consecutivo, o recordista de aprovações no Enem e outros vestibulares.

Para o coordenador Cleidinaldo de Jesus Cunha, a expectativa é que em 2019 esse recorde se repita. “Pelo segundo ano consecutivo fomos o polo que mais aprovou em Sergipe e isso só vem ressaltar que a escola pública tem qualidade. Os alunos que entraram neste ano certamente manterão o mesmo nível e seremos mais uma vez campeões de aprovação no Pré-Universitário. Só tenho a agradecer por fazer parte desse programa”, declarou.

Nas duas primeiras chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o polo já contabilizou 162 aprovados. Esse número tende a aumentar à medida que forem realizadas outras chamadas do Sisu.

A diretora da DRE-3, Daniela Silva Santana, lembrou o número de aprovações que a Diretoria Regional teve e destacou que em breve o Pré-Universitário abrirá mais um polo na região. “Registro que a DRE-3 teve a maior nota do ensino médio no Ideb. Além disso, tivemos a aprovação de 223 alunos no Enem, sem contar com os estudantes dos dois polos do Pré-Universitário, em Itabaiana e Ribeirópolis. Quero também agradecer ao Dase pela ampliação de mais um polo em nossa região, que em breve será instalado em Carira”, disse. O novo polo será inaugurado no dia 11 de março e ofertará o curso para 100 estudantes.

Boas expectativas

Os novos alunos do polo de Itabaiana chegaram à aula inaugural com boas expectativas em relação ao curso Pré-Universitário. Muitos deles declararam que o grande número de aprovações foi o que os motivou a procurar o Preuni. Foi o caso da jovem Iris Lima, de 18 anos. “Eu ouvi muitos comentários sobre o polo, dizendo que o Pré-Universitário era um excelente curso. Comecei a ter o interesse em participar. Me inscrevi, fiz a prova, consegui passar. Acho que vou me sair bem, pois já comecei a gostar do curso desde o primeiro dia de aula”, declarou ela, que pretendo fazer o curso de Fisioterapia na universidade.

A mesma opinião foi compartilhada por Leonardo Oliveira Nascimento, de 20 anos. “Vim por indicação de colegas, pois me disseram que esse curso é muito bom. Tenho boas expectativas. Eu gostei muito do primeiro dia de aula, pois os professores são ótimos, sabem explicar bem o assunto”, declarou o aluno, que ainda está na dúvida entre os cursos de Radiologia e Odontologia.

A aluna Laura Bianca, de 17, mora em Campo do Brito, mas o seu sonho de entrar no curso de Direito fez ela procurar fazer o Pré-Universitário no polo de Itabaiana. “Tenho visto as aprovações que vem acontecendo há vários anos. Soube que os professores são de ótima qualidade e a escola é bem estruturada. No primeiro dia já vi que é tudo muito organizado, a sala é confortável, os professores muito bons. Acredito que vou conseguir minha aprovação, se eu focar e vir todos os dias para as aulas, estudar bastante”, afirmou.

Quem também sairá de outra cidade para estudar no polo de Itabaiana é o jovem João Victor, 18 anos, de Carira. “Primeiramente eu vi as taxas de aprovação do ano passado no Enem. Então me interessei, me inscrevi, fiz a prova e fui selecionado. Alguns amigos meus já fizeram e me disseram que a experiência foi muito boa e agora é minha vez de tentar minha aprovação no Enem. Espero sair com meu vocabulário enriquecido e com novas perspectivas de futuro”, disse ela, que quer cursar Nutrição.

A aluna Eelen Chayanne Santos de Jesus, de 20 anos, é experiente no Preuni. “Eu cursei o Pré-Universitário e atingi uma nota boa no Enem, mas não para o curso que eu pretendia. Tive bastante proveito do ano passado e, como gostei bastante do curso, resolvi fazer novamente. Tenho muita esperança de que esse ano irei passar, disse ela, que sonha com o curso de Educação Física.

Certificado de Reconhecimento

Ainda durante a aula inaugural, foi realizada uma homenagem a escolas, polos e alunos da DRE-3 que tiveram aprovações nas instituições de ensino superior através do Enem 2018. Os estudantes foram agraciados com um Certificado de Reconhecimento. Um dos que receberam foi o jovem João Gabriel Ferreira de Oliveira, que foi aluno do Pré-Universitário e do Colégio Estadual Professor Genaro Dantas Silva, em Itabaiana. Ele foi aprovado no curso de Odontologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Lagarto, através da cota de deficiente físico.

“Gostei bastante da minha experiência no Preuni. A maneira como os professores explicam o conteúdo é bastante dinâmica e o material pedagógico é a principal fonte para os estudos, tanto para o Enem quanto para a escola. As oficinas de redação e as revisões também foram importantes para tirar as nossas dúvidas mais frequentes”, declarou.

Outra que recebeu o Certificado de Reconhecimento foi Gislaine do Nascimento Santos, que estudou Colégio Estadual Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, e foi aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina da UFS, na categoria cotista. “Quero dizer aos novos alunos que, independente dos sonhos, eles podem correr atrás. O importante é acreditar, pois as dificuldades, a gente supera”, disse.

Foram agraciados com o certificado os alunos das seguintes unidades se ensino: Colégio Estadual João XXIII, de Ribeirópolis, Colégio Estadual Nestor Carvalho Lima, de Itabaiana, Colégio Estadual Dr. Augusto César Leite, de Itabaiana, Colégio Estadual Emeliano Ribeiro, de São Domingos, Colégio Estadual Abdias Bezerra, de Ribeirópolis, Colégio Estadual Guilherme Campos, de Campo do Brito, Colégio Estadual Roque José de Souza, de Campo do Brito, Colégio Estadual João Salônio, de Nossa Senhora Aparecida), Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, de Malhador, Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, de Macambira, Colégio Estadual Murilo Braga, de Itabaiana, Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, de Moita Bonita, Colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana, Colégio Estadual Professor Genaro Dantas Silva, de Itabaiana, Colégio Estadual Deputado Guido Azevedo, de Areia Branca, Centro de Excelência Miguel das Graças, de São Miguel do Aleixo, Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota, de Frei Paulo, Colégio Estadual Professor Artur Fortes, de Carira, Colégio Estadual Augusto Franco e Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, de Malhador.


 

  • Medium c7ca678e7e7bab57452be202f282f93d
  • Medium 91fa733ad05a9f24c9a2a350dc1e1fe1
  • Medium 4a7c84a7f459b795569c9d7516cb85b2
  • Medium f3e1304c329a3ef9375b73c4d59eda81
  • Medium 48dcc02e71a1f50d43a74f4ab74b3e68
  • Medium a66bc8d00d5b30decbc502a12cfac6fd
  • Medium adc54a57b03b2f9b19b047e1dad861c4
  • Medium 63e3834f803688373681d6aa716a9ebd
Medium c7ca678e7e7bab57452be202f282f93dMedium 91fa733ad05a9f24c9a2a350dc1e1fe1Medium 4a7c84a7f459b795569c9d7516cb85b2Medium f3e1304c329a3ef9375b73c4d59eda81Medium 48dcc02e71a1f50d43a74f4ab74b3e68Medium a66bc8d00d5b30decbc502a12cfac6fdMedium adc54a57b03b2f9b19b047e1dad861c4Medium 63e3834f803688373681d6aa716a9ebd