Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Defesa Civil Estadual participa de curso sobre segurança de barragens na Paraíba

O objetivo dos realizadores foi capacitar 40 técnicos em recursos hídricos de diversos estados, para a implantação da Política Nacional de Segurança de Barragens
30 de Abril de 2019 | 16:21

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) participou na última semana, entre 22 e 26 de abril, do curso de Segurança de Barragens de Múltiplos Usos. Realizado em João Pessoa (PB), o curso foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), pela Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O objetivo dos realizadores foi capacitar 40 técnicos em recursos hídricos de diversos estados, para a implantação da Política Nacional de Segurança de Barragens, além de discutir conceitos e recomendar técnicas para seguridade dos reservatórios. Além de Sergipe, estavam presentes representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. 

Para o superintendente de Regulação da ANA, Rodrigo Flecha, “é preciso criar uma cultura de segurança de barragens, capacitando as equipes de fiscalização e fazendo a informação chegar aos empreendedores de pequeno e médio porte”. Para tanto, o curso incluiu a parte teórica, com discussões sobre o que rege a legislação, com destaque para os itens a serem seguidos na hora de fazer fiscalização. As aulas de campo, por sua vez, aconteceram nas barragens de Marés (na capital) e Nova Camará (em Alagoa Nova).

Representando a Defesa Civil Estadual de Sergipe, o engenheiro Moacir Sena comentou sobre o aprendizado que absorveu durante os dias que esteve na Paraíba. “Dado os últimos acontecimentos, especialmente em Brumadinho (MG), são de suma importância todos os conhecimentos acerca de questões de segurança de barragens, tendo em vista que dispomos de barragens para usos múltiplos, como a do Poxim, que abastece a capital e alguns municípios circunvizinhos”, pontuou. 

O diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José, também ressaltou a relevância da iniciativa. “São mais instrumentos e elementos técnicos que nós temos para avaliar com segurança as barragens do nosso estado, em conjunto com os outros órgãos que compõem o comitê de segurança de barragens”, concluiu.

  • Medium e31b75fb849b48508a0d6b811f4d1d8d
  • Medium c8c260918cd6e046af426a152850d77d
Medium e31b75fb849b48508a0d6b811f4d1d8dMedium c8c260918cd6e046af426a152850d77d