Logo

Agência Sergipe
de Notícias

Notícia

Museu da Gente Sergipana não abrirá nesta sexta-feira, 14

No entanto, no sábado, 15, e domingo, 16, estará aberto à visitação normalmente das 10h às 15h
12 de Abril de 2017 | 11:34

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda não abrirá na sexta-feira da Semana Santa, dia 14 de abril.  No entanto, no sábado, 15, e domingo, 16, estará aberto à visitação normalmente das 10h às 15h. O museu está localizado na avenida Ivo do Prado, 398, centro, em Aracaju.

Sobre o Museu

Inaugurado em 26 de novembro de 2011, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda é o primeiro museu de multimídia interativo do Norte e Nordeste. É um museu totalmente tecnológico voltado para expor o acervo do patrimônio cultural material e imaterial do estado de Sergipe, através de instalações interativas e exposições itinerantes. Instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho, o prédio foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banese Card e pela Banese Corretora de Seguros, que são seus mantenedores, em parceria com o Governo do Estado.

Considerado um marco histórico para o Estado de Sergipe, o museu conta com diversos espaços expográficos, como "Nossos Cabras", “Nossos Pratos”, "Nossas Praças", "Nossas Festas", "Nossos Leitos", além de exposições temporárias, a exemplo de 'Mamulengo de Cheiroso: A Magia no Teatro de Bonecos', atualmente em cartaz.  O espaço também dá lugar a eventos culturais que já fazem parte do seu calendário, como a 'Folia da Gente', 'São João da Gente Sergipana', 'Agosto: Mês das Culturas da Gente', 'Tempo de Criança no Museu da Gente' e 'Natal da Gente Sergipana'.

Além das instalações permanentes, exposições temporárias e uma programação diversificada de eventos e apresentações artísticas, o Museu da Gente conta com mais dois espaços que completam o mergulho na alma do povo sergipano, que através da culinária e do artesanato destacam as riquezas do patrimônio cultural da nossa gente: o Café da Gente e a Loja da Gente.

O espaço já obteve várias conquistas que reforçam o seu potencial. Diversos prêmios o destacaram como importante meio de valorização e disseminação cultural e como atrativo turístico. Em outubro de 2012, conquistou o prêmio ‘O Melhor da Arquitetura 2012’, na categoria ‘Restauro’, uma premiação inédita para Sergipe. O Guia Quatro Rodas Brasil 2013, principal publicação nacional de turismo, também o reconheceu em 2012 como “Atração do Ano”. Em 2013, foi condecorado com o prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade na categoria ‘Responsabilidade Social’, concedido pelo Iphan para ações de destaque nacional na preservação e promoção do Patrimônio Cultural. Em 2014, entrou na lista do site de Viagens TripAdvisor como um dos 10 melhores museus do Brasil, além de receber do mesmo site o Certificado de Excelência 2014 no setor ‘Hospitalidade ao Redor do Mundo’. E em 2015, constou na lista dos museus mais visitados do Brasil.
 

  • Medium 70d68913f45109e9fe800c68b203bf79
Medium 70d68913f45109e9fe800c68b203bf79